Skip to content

Atualidades

Males provocados ou agravados por dentes mal posicionados!

Os dentes atuam como fator importante na mastigação dos alimentos, na articulação palavras durante a fala e, no desenvolvimento correto da respiração nasal, além de serem determinantes na estética do sorriso e da face.

No entanto, toda essa funcionalidade do órgão bucal pode ser comprometida se houver má posição dentária (maloclusão).

Os dentes e/ou arcadas dentárias mal posicionados podem provocar:

1) Dificuldade para mastigar e engolir os alimentos. Desalinhados, os dentes apinhados (tortos) podem não triturar completamente os alimentos, dificultando a digestão.

2) Alterações na fala e dicção provocando alteração da fonética, já que a má posição dentária interfere na posição da língua durante a fonação. 

3) Dificuldade na realização adequada da higiene bucal. Dentes apinhados e desalinhados podem dificultar o acesso do fio dental e da escova para a correta limpeza bucal diária. Com o tempo, isso pode facilitar a instalação da cárie dentária e da doença periodontal (doenças da gengiva).  A correção do problema possibilita assim, uma melhora na saúde bucal.

4) Prejuízos na respiração nasal. A arcada estreita, favorece o desenvolvimento da respiração pela boca. Essa anomalia, além de fugir do padrão funcional normal, acarreta outros problemas como gengiva, língua e bochechas irritadas devido à falta de saliva (boca seca) e mau hálito. Respirar pela boca causa muitos danos à saúde, podendo provocar, com o tempo, mudanças no posicionamento da língua e deglutição atípica, entre outros.

5) Agravamento de sintomas como dor de cabeça e alterações na articulação da boca (ATM) quando hábitos como bruxismo e apertamento estiverem presentes.

6) Comprometimento da estética e autoestima.  Dentes alinhados, brancos e bem posicionados transmitem valores de asseio, de auto-cuidado e saúde.

A boa notícia é que se trata de uma anomalia que pode ser corrigida. Existem diferentes técnicas que levam a resultados satisfatórios, que vão desde o tratamento ortodôntico (uso de aparelhos móveis ou fixos) até cirurgias de correção chamadas de ortognática, que reposiciona os maxilares. 

A maloclusão (mordida incorreta) é resultado de vários fatores, tais como herança genética onde a criança herda, por exemplo, o tamanho dos dentes do pai (grandes) e o tamanho dos maxilares da mãe (pequeno), favorecendo a instalação da maloclusão pelo pouco espaço nos ossos para acomodação de todos os dentes. A presença de hábitos bucais também são fatores determinantes, como, por exemplo, chupar o dedo, chupeta, empurrar a língua entre os dentes, entre outros. 

Existem inúmeras causas para a instalação da maloclusão. Todavia, o importante é procurar um dentista para identificar a causa e proceder com o tratamento adequado.

Leia Mais ...