Dores de cabeça podem ter origem na boca?

Você acorda ou apresenta com frequência dor de cabeça, dor na face ou na região do pescoço? O que pouca gente sabe é que a origem dessas dores pode estar na boca, mais precisamente em hábitos parafuncionais, como por exemplo, o apertamento dentário ou bruxismo.

O bruxismo consiste em apertar os dentes ou os fazer rangerem de maneira involuntária, situação que pode acontecer com pessoas tanto dormindo quanto acordadas.

Ainda que não se conheça a causa exata deste transtorno, o estresse a ansiedade são importantes fatores neste problema, e podem ser seus principais desencadeantes. As mudanças de vida das últimas décadas, a sobrecarga mental e emocional causada pela correria do dia-a-dia parecem ter relação o surgimento do problema.

Também, acredita-se que o consumo de certos medicamentos, drogas, álcool, tabaco, entre outros, também possa contribuir para o aparecimento do bruxismo. Além disso, alguns tipos de maloclusão (“mordida incorreta”) podem agravar e piorar um bruxismo já existente.

Infelizmente, o bruxismo pode desgastar, fraturar ou até lascar os dentes, deixando-os sensíveis.

Além disso, algumas pessoas apresentam frequentemente dor na cabeça, na face e no pescoço devido à pressão dos músculos da mastigação ao ranger/apertar os dentes.

Ainda, o Bruxismo também pode causar DTM (Disfunção da Articulação Temporomandibular), um problema que ocorre na articulação da mandíbula e com os músculos da mastigação e da face.

Qualquer que seja a causa, é melhor consultar um profissional para procurar medidas corretivas.

Geralmente a primeira atitude da pessoa é procurar um médico, um oftalmologista, um neurologista, e pode acabar por não encontrar uma solução para o problema, quando na verdade a solução está em uma simples consulta ao dentista.

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar qual a fonte potencial de seu bruxismo.

Muitos dentistas prescrevem placas de mordida noturnas como uma medida para impedir o bruxismo. Uma placa de acrílico rígida e transparente é usada nos dentes, superiores ou inferiores, para impedir o ranger inconsciente dos dentes. Fazer esta proteção é fácil. Seu dentista vai fazer um molde dos dentes e então o laboratório odontológico pode criar sua própria placa noturna customizada. Existem as placas plásticas das lojas que são menos caras, mas às vezes não se encaixam bem e podem ser desconfortáveis.

Consulte seu dentista para determinar se você tem um problema com bruxismo e opções de tratamento.