Skip to content

Atualidades

Modalidades de Tratamento Ortodôntico:

1) Tratamento Preventivo e Interceptativo

É aquele realizado em crianças durante a Dentição Decídua (“dentes de leite”) ou Dentição Mista, que é a fase de troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes.

Apresenta como objetivo prevenir ou interceptar precocemente – no início de seu surgimento – problemas ortodônticos antes que estes se agravem na idade adulta.

Por exemplo, quando um dente decíduo (de leite) é perdido prematuramente seu espaço deve ser mantido para que os demais dentes não migrem ou se inclinem em direção ao espaço até que o dente permanente (de osso) irrompa. A perda do espaço de um dente decíduo pode impedir que o dente permanente irrompa corretamente, além de causar o mal posicionamento dos dentes próximos.

Este tratamento poderá alcançar resultados que não seriam possíveis após o término da fase de crescimento.

Nem sempre é possível corrigir completamente o problema, mas o tratamento interceptativo pode reduzir a severidade, facilitando a segunda fase de tratamento, se esta for necessária.

Nestes tratamentos podem ser usados aparelhos fixos ou removíveis, de formas e desenhos variados conforme o problema.

A prevenção é de suma importância, pois colabora diretamente com o desenvolvimento da criança tanto em termos de alimentação, qualidade do sono, respiração, concentração escolar e até socialização, colaborando para melhora da autoestima, pois uma criança com os dentes muitos tortos infelizmente sofrem bulling por parte dos amigos.

2) Tratamento Ortopédico dos Maxilares

A Ortopedia Funcional dos Maxilares consiste em tratar os problemas de estrutura óssea ou muscular da face, que estejam impedindo o crescimento e desenvolvimento facial normal.

Por isso, é muito indicada para as crianças e adolescentes que apresentem algum tipo de alteração relacionada ao crescimento da mandíbula ou da maxila.  Normalmente, esse desequilíbrio está associado à respiração bucal, queixo saliente ou para dentro, dentes apinhados, “céu da boca” estreito, mordida cruzada, falta de espaço para erupção dos dentes, etc.

O tratamento realizado por esta vertente é, normalmente, indolor e pouco invasivo, pois apoia-se no crescimento para o reestabelecimento das funções bucais normais.

Assim como o tratamento interceptativo, este tratamento poderá alcançar resultados que não seriam possíveis após o término da fase de crescimento.

Além disso, nem sempre é possível corrigir completamente o problema, mas o tratamento ortopédico pode reduzir a severidade da maloclusão, facilitando a segunda fase do tratamento, se esta for necessária.

3) Tratamento Corretivo

O tratamento corretivo normalmente é iniciado com a dentição permanente completa e não tem limite de idade. Visa corrigir problemas de desalinhamentos dentários, de falta de espaço, fechamento de espaços presentes, recuperação de espaços para reabilitação protética, dentre outros.

O aparelho fixo, com brackets colados em todos os dentes, normalmente é o aparelho de escolha nestes casos, que pode ser estético (de cerâmica ou safira) ou metálico (de aço inoxidável).

Atualmente, surgiu uma nova opção de aparelho, os chamados de Alinhadores, que é um método que corrige os dentes através de uma série de alinhadores removíveis, praticamente invisíveis que são confeccionados sob medida, exclusivamente para cada paciente. O mais conhecido no mercado atualmente é o Invisalign.

4) Tratamento Combinado Ortodôntico-Cirúrgico

Quando há um problema envolvendo as estruturas ósseas da face o tratamento combinado com a Cirurgia Ortognática pode estar indicado. O tratamento combinado é normalmente realizado em pacientes adultos, que apresentam uma discrepância esquelética (óssea) mais severa em que não é possível atuar sobre o crescimento das estruturas da face por meio de aparelhos, nem tampouco corrigir apenas o mal posicionamento dentário. O tratamento combinado pode trazer ao paciente melhorias estéticas na face que não seriam possíveis apenas com o tratamento ortodôntico isolado.

A Cirurgia Ortognática também pode ser combinada ao tratamento ortodôntico para o tratamento de alguns casos de apneia obstrutiva do sono, fendas palatinas, dentre outros.

Leia Mais ...