Saúde bucal e doenças do coração: entenda a relação entre elas!

Você já imaginou que o cuidado com a saúde bucal fosse importante para manter a saúde do seu coração? Provavelmente não. Afinal, esses órgãos parecem tão distantes um do outro e sem nenhuma conexão óbvia.

No entanto, você verá que não é bem assim, pois a boca e o coração estão ligados pela corrente sanguínea e algumas bactérias podem escapar das gengivas com inflamação, por exemplo, e parar no coração. Assim, surge uma condição chamada “endocardite bacteriana”.

O que é endocardite bacteriana?

Endocardite bacteriana é uma infecção no endocárdio (revestimento interno do coração).

Normalmente, a doença acontece quando uma bactéria ou germes de outra parte do corpo, como os da boca, se espalham pelo sistema sanguíneo se ligando a áreas afetadas do coração. A endocardite é incomum em pessoas com coração saudável. Isso porque um coração normal tem um forro suave, tornando difícil para as bactérias penetrarem. No entanto, as pessoas com condições cardíacas estruturais ou danos podem ter uma área áspera no revestimento do coração.

Estas áreas ásperas dentro do coração são convidativas para as bactérias se acumularem e multiplicarem.

Se não tratada a tempo, a endocardite irá destruir a válvula, que é essencial para o bombeamento do sangue. Ocorrerá, então, um quadro de insuficiência cardíaca aguda e grave. Atualmente, a mortalidade dessa doença está na faixa dos 30%.

O Instituto do Coração (Incor) demonstrou, em estatísticas, que cerca de 40% dos pacientes com essa doença apresentam condições de higiene bucal inadequadas.

Sintomas e sinais de advertência de problemas bucais

De acordo com a American Association of Periodontology (AAP) (Associação Americana de Periodontologia), você pode ter doença periodontal, mesmo em seus estágios iniciais, se:

Sua gengiva está vermelhas, inchadas ou doloridas ao toque.

Sua gengiva sangra quando você se alimenta, escova os dentes ou usa o fio dental.

Você vir pus ou outros sinais de infecção em volta da gengiva e dos dentes.

Sua gengiva parecer estar se afastando dos dentes.

Você tiver mau hálito frequentemente ou notar um gosto ruim na boca.

Algum dente estiver amolecido ou se você notar que ele está se afastando dos outros dentes.

Portanto, a saúde bucal não é mera questão estética. Ela tem uma relação direta com a saúde de todo o seu corpo, principalmente, o coração. Então, se sua gengiva está dolorida ou sangrando com facilidade, é hora de procurar seu dentista e começar uma rotina de higiene bucal adequada!