Skip to content

Atualidades

Importância da Consulta de Avaliação/Primeira Consulta!

Antes de iniciar o tratamento ortodôntico, é essencial que a primeira consulta seja realizada de forma clara e precisa, com todas as informações necessárias, visando estabelecer um relacionamento honesto entre profissional e paciente.

Inicialmente, é feita uma anamnese, onde são colhidas informações importantes sobre a condição oral e o estado geral de saúde do paciente, além de ser reservado um tempo para ouvir, com atenção, suas queixas, dúvidas e expectativas relativas ao tratamento.

Após a anamnese, é realizado um minucioso exame clínico, que inclui a realização de uma eficiente análise dos dentes e tecidos moles da face, além de ser investigado possíveis problemas na articulação da mandíbula (ATM), mal posicionamento dos dentes, das arcadas dentárias, entre outros problemas bucais.

Nesse momento, o paciente recebe explicações e orientações para compreensão dos problemas que apresenta.

Porém, para complementação das informações clínicas obtidas na primeira consulta, haverá necessidade da solicitação de exames complementares, como radiografias, fotografias e modelos em gesso das arcadas (documentação ortodôntica), a serem realizados em centros de Radiologia Odontológica. Somente desse modo pode-se chegar a um correto diagnóstico.

Então, uma segunda visita deverá ser agendada quando os exames solicitados estiverem prontos.

Nessa segunda visita, somente após criteriosa análise de toda a documentação ortodôntica é que poderá ser confirmado o diagnóstico e apresentado o plano de tratamento ao paciente, assim como a sua duração, os tipos de aparelhos a serem utilizados, a necessidade de colaboração, e o seu custo, os quais dependerão da gravidade do problema a ser tratado.

Leia Mais ...