Skip to content

Atualidades

Aparelho ortodôntico: os diferentes tipos e suas funções!

Os aparelhos podem ser prateados, coloridos, transparentes ou até invisíveis. Podem ser fixos ou removíveis. Existem inúmeros tipos de aparelho para cada tipo de maloclusão (“mordida incorreta”). Mas, os mais comuns são:

Aparelho Fixo Metálico

Esse é o tipo clássico, convencional. É chamado de fixo justamente porque funciona por meio de peças metálicas coladas aos dentes, chamadas de brackets. Por meio deles, os dentes são movimentados gradualmente em direção à posição correta. Esse tipo é famoso pela variedade de cor de suas borrachinhas, mas também possui outras versões mais discretas.  

Atualmente, os aparelhos fixos são muito mais anatômicos e confortáveis para a boca, porém exigem paciência e dedicação na hora da realização da higiene bucal.

Aparelho Fixo Estético

Possui a mesma função do aparelho metálico: corrigir dentes tortos e desalinhados. Porém, esse modelo é feito com materiais (brackets) transparentes, mantenho assim uma melhor estética quando comparado ao metálico convencional. Os bracktes são feitos, geralmente, de policarbonato, cerâmica ou safira.

Por serem mais discretos, eles proporcionam mais segurança e beleza ao sorriso. A procura por esse tipo de aparelho aumenta constantemente. É uma excelente opção pra quem quer e precisa corrigir a maloclusão sem deixar de lado a estética e a aparência.

Aparelho Invisalign (Alinhadores Estéticos)

INVISALIGN é um sistema de tratamento ortodôntico que representa uma alternativa aos aparelhos ortodônticos fixos convencionais, porque ao invés de movimentar os dentes por meio de peças (brackets) coladas aos dentes do paciente, o INVISALIGN utiliza uma sequência de placas acrílicas removíveis, chamadas de alinhadores, que são feitos sob medida para cada etapa do tratamento. Estes alinhadores são transparentes – praticamente invisíveis – confortáveis e reposicionam os dentes gradualmente para a posição planejada.

A sequência de aparelhos alinhadores removíveis são criados por computador e confeccionados em placas de acrílico que permitem movimentações dentárias progressivas. A substituição dos alinhadores no decorrer das semanas é feita de acordo com o planejamento do caso e tende a causar pouca sensibilidade.

Ao iniciar o tratamento o paciente já saberá quantos alinhadores INVISALIGN utilizará no seu tratamento e terá uma ideia aproximada da duração do tratamento, porque normalmente cada alinhador é utilizado por duas semanas, 22 horas por dia.

Aparelhos de Contenção

Os aparelhos de contenção têm seu uso indicado após a finalização do tratamento ortodôntico, com o objetivo de manter os dentes na nova posição que foi obtida pelo tratamento. Existem diversos tipos e são indicados de acordo com o tipo de maloclusão que foi tratada.

Mas, de maneira geral, o Aparelho de Contenção Superior é constituído por uma Placa transparente (quase invisível), removível e seu uso é indicado por 1 ano após a remoção do aparelho fixo. Já o Aparelho de Contenção Inferior, normalmente, é composto por uma Barra fixa que é colada “atrás” dos incisivos e caninos inferiores.

Aparelhos Preventivos ou Interceptativos

São aparelhos indicados exclusivamente para crianças e têm como objetivo prevenir ou interceptar precocemente – no início de seu surgimento, problemas ortodônticos antes que estes se agravem na idade adulta.

Como exemplo, podemos citar: aparelhos para impedir o hábito de sucção de chupeta ou sucção digital, aparelhos para reeducação postural da língua, aparelhos para obtenção de espaço para correta erupção dos dentes permanentes, etc.

Normalmente são feitos de acrílico colorido. Podem ser fixos ou removíveis, conforme a necessidade de cada caso. A forma e desenho destes aparelhos dependerá de sua indicação.

Aparelhos Ortopédicos

São indicados para crianças e adolescentes que necessitem de aparelhos com ação ortopédica, ou seja, que atuem sobre o crescimento das estruturas da face corrigindo problemas ósseos, na tentativa de promover o desenvolvimento normal da face após a intervenção.

Como exemplo de problemas ortopédicos podemos citar o “céu da boca estreito”, o “queixo” posicionado muito pra frente, ou o contrário, “queixo” posicionado anormalmente para trás.

Os aparelhos ortopédicos podem ser fixos ou removíveis, intra ou extra-bucais.

Leia Mais ...